NRF2023

Confira os destaques do maior evento internacional de varejo

Nos dias 15, 16 e 17 de janeiro, em Nova Iorque (EUA), aconteceu a 113º edição da NRF Retail's Big Show e a Sócia Fundadora da Viral Conteúdo, Ana Paula Wirthmann, esteve lá para conferir as principais tendências e inovações para o futuro do varejo.

Organizado pela NRF (National Retail Federation), esse é o principal evento de varejo e tecnologia do mundo, proporcionando um espaço de debate e apresentações para os melhores profissionais e empresas do setor.

Com mais de 170 palestras e, em média, 350 speakers, a NRF 2023 abordou temas relevantes para o presente e futuro do varejo. Inteligência artificial; sustentabilidade e responsabilidade social; multicanalidade e omnichannel; relações humanas; realidade virtual e projeções holográficas foram alguns dos insights destacados. Veja mais sobre eles!

Inteligência Artificial

Devido a sua capacidade de processar milhões de dados e trazer soluções e respostas com o máximo de assertividade, a inteligência artificial é um recurso cada vez mais presente no varejo.

A aplicação de IA em processos logísticos para garantir o suprimento e abastecimento dos produtos no momento certo, considerando a sazonalidade e quantidade ideal necessária para cada item; tecnologia de imagem para reconhecer produtos com assertividade como uma opção substituta para o leitor de código de barras; personalização dos serviços; geolocalização e uso de realidade aumentada e realidade virtual para tornar a experiência do cliente ainda mais envolvente foram alguns dos temas abordados.

Tecnologia 3D e holografia

O uso de soluções holográficas interativas que permitem a interação com avatares humanos renderizados digitalmente, projeções holográficas para demonstração de produtos ou serviços e painéis 3D interativos também foram destaques abordados e demonstrados na NRF23.

Multicanalidade omnichannel

O uso da multicanalidade como forma de encontrar soluções que estejam disponíveis em diferentes canais de interação com o cliente e estratégias omnichannel que se preocupam em atender o cliente com exclusividade e como se ele estivesse em um único canal, independentemente do meio de comunicação, também foram temas recorrentes durante os três dias de evento.

Self-checkout

Com o propósito de tornar as experiências de compra ainda mais práticas e otimizadas, surge um avanço na implementação de pagamentos via self-checkout, com soluções ainda mais inteligentes e seguras, com recursos que podem prevenir eventuais esquecimentos e até furtos de mercadorias.

Sustentabilidade e responsabilidade social

Não é novidade que o consumidor está cada vez mais preocupado com a diversidade e o meio ambiente, valorizando iniciativas sustentáveis e que visem o bem-estar social. Neste sentido, a sustentabilidade e responsabilidade social entram em foco, não apenas como uma novidade no setor, mas como uma obrigação em todas as etapas e processos das empresas, incluindo a honestidade e transparência nas informações.

Relações humanas

Em um mundo pós-pandêmico, com consumidores exaustos de distanciamento nas relações, a humanização das marcas é algo fundamental e foi um dos tópicos de maior destaque no primeiro dia de evento.

A grande aposta do setor deve ficar por conta de um atendimento mais humanizado, com contato pessoal – ainda que através da tecnologia – fazendo com que o consumidor se sinta respeitado e acolhido. Afinal, parafraseando John Furner, CEO da NRF e presidente do Walmart U.S., durante a palestra de abertura do evento “o varejo que compreender e se dedicar mais a ajudar as pessoas genuinamente e resolver seus problemas terá melhores chances nos próximos anos”.

A expectativa é de que o cliente passe a ser olhado de uma perspectiva ainda mais humana e íntima, e não como apenas mais um número. Entender as dores dos seus públicos e se ajustar para encontrar boas soluções é algo fundamental para seguir relevante e manter bons relacionamentos com os consumidores.