NRF2023

O e-commerce possui diversas vantagens para as empresas de modo geral, como maior alcance ao consumidor e aumento das vendas, possibilitando expansões significativas no que se referem às oportunidades online (além de criar anúncios com mais facilidade). Segundo estudos, 61% dos brasileiros possuem preferência em fazer compras pela internet do que se deslocarem a uma loja física, pois certamente é mais cômodo e confortável. Conheça mais sobre os impactos do e-commerce em nosso país!

O CRESCIMENTO DO E-COMMERCE NA PANDEMIA

Durante o isolamento social exigido por conta da pandemia do covid-19, com o fim de evitar a contaminação pelo vírus, as vendas online cresceram aproximadamente 48% e faturaram mais de 160 bilhões. Ademais, o número de lojas online que abriram na quarentena também foi significativo no mundo do comércio digital, abrindo 50 mil lojas por mês. As lojas físicas foram afetadas de maneira considerável, porém as operações de comércio eletrônico aumentaram sua renda de forma acentuada. O acesso à internet ficou mais evidente, pois, segundo dados, 90% da população brasileira possui rede wi-fi em suas residências, sendo que 80 milhões fazem compras online regularmente.

SETORES COM MAIOR NÚMERO DE PESQUISAS E COMPRAS

Observamos um aumento considerável no setor de Moda e Acessórios no país. Segundo dados, mais de 1 milhão de compras foram efetuadas em comércio online no referido segmento, além de ter sido a pesquisa mais buscada em 2022, o faturamento estimado com relação a esse número é de 20 bilhões. De igual modo, o setor de Perfumaria, Cosméticos e Saúde faturou mais de 73 mil com uma quantidade de pedidos na internet de 344 mil! Uma quantidade impressionante.

RESULTADOS DE PESQUISAS NACIONAIS

No que diz respeito aos resultados do e-commerce geral no Brasil, 23 bilhões de vendas em 2021 foram calculadas e, por conseguinte, está previsto que crescerão 126% até 2025, com a finalidade de atingir a meta de 52 bilhões de dólares. É importante ressaltar que 18% das empresas que vendem em nosso país estão localizadas aqui, enquanto 35% e 12%, respectivamente, encontram-se nos EUA e China. Além disso, a preferência dos consumidores no que diz respeito aos produtos disponíveis na internet são mais fortes em smartphones, notebooks, livros, fones de ouvido sem fio, artigos para decoração e etc. Vale citar que a grande maioria dos compradores brasileiros são jovens, aproximadamente 75% e apenas 9% são pessoas que possuem mais de 55 anos.

VANTAGENS E FACILIDADES NO DIA-A-DIA

Considerando os dados apresentados anteriormente, o Brasil está entre os maiores países latinos que se destacam no e-commerce hoje em dia. É evidente o impacto desta modalidade de vendas online na vida dos brasileiros, ao oferecer praticidade e facilita o processo de compra, venda e bens de serviços, podendo alcançar todos em qualquer lugar que estiverem. Além da comodidade, há a garantia de que os consumidores podem usufruir dos produtos mesmo que não possuam fácil acesso às lojas específicas, a flexibilidade e mobilidade são, com certeza, um dos maiores diferenciais.